sábado, 11 de agosto de 2012

Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA.




Os pais de Barack Obama, o 44º presidente dos Estados Unidos, conheceram-se enquanto frequentavam a faculdade. Casaram-se em 1960, no estado do Havaí, onde o matrimônio entre pessoas de cores diferentes não era proibido. O casamento entre negros e brancos era proibido em mais da metade dos estados americanos na época. Sobre a união de seus pais, Obama escreveu: "Em muitas regiões do Sul, meu pai poderia ter sido enforcado em uma árvore só por olhar para a minha mãe". Sobre o porquê de seus avós maternos terem aceitado a união entre seus pais, Obama escreveu: "O fato de meus avós terem respondido sim a essa pergunta, não importa quão relutantemente, permanece um eterno quebra-cabeça para mim". O avô de Obama gostava de lembrar que vários ramos de sua família tiveram abolicionistas fervorosos. Uma vez a avó de Obama lhe disse: "Barack, seu avô e eu apenas sentíamos que deveríamos tratar as pessoas com decência. Isso é tudo".
Um dos políticos há mais tempo em atividade no país, Barack Hussein Obama tem seis mandatos no Senado. Desde 2001, ele preside o Comitê de Relações Internacionais e sua trajetória é fortemente ligada às questões de política externa. Aluno de Harvard, Obama foi o primeiro negro a presidir a prestigiosa revista universitária "Harvard Law Review" e, em 2004, ingressou no Senado.

Aos 47 anos torna-se o primeiro negro a governar os Estados Unidos da América, ao derrotar o candidato republicano John McCain bradando lemas como “Precisamos de mudanças!”. Obama bateu McCain nas eleições de 2008 em Estados-chave, como Ohio, Pensilvânia, New Hampshire, Iowa e Novo México
Nos últimos meses da eleição, as pesquisas de intenção de voto já acusavam uma consistente vantagem democrata. Alguns temores ainda dissipavam a certeza da vitória - entre eles, o racismo. Mesmo assim – e, principalmente, devido à sua história pessoal (pai negro, mãe branca e padrasto asiático) -, é visto por muitos como um unificador, alguém que consegue transpor a barreira racial – e conseguiu. A vitória de Obama foi uma representação para todo o mundo de que os tempos estão mudando também para um dos países mais conhecidos pelo preconceito.

"Não há uma América liberal e uma América conservadora, há os Estados Unidos da América. Não há uma América negra e uma América branca e uma América latina e uma América asiática. Há os Estados Unidos da América." Barack Obama

2 comentários:

  1. Comentário referente a publicação sobre Barack Obama feito por Alana Moreira : Apesar de poucos acreditarem na sua vitória no início da sua campanha eleitoral ,Barack Obama conseguiu reverter essa situação ,conquistando a honra de ser o primeiro negro a se tornar eleito à Presidente dos EUA por um grande partido. E com relação a questão racial muitos afirmava m : “A verdadeira essência do apelo de Obama é a ideia de que ele representa o idealismo racial --a ideia de que raça é algo que os EUA podem transcender".

    ResponderExcluir
  2. Barack Obama sendo o primeiro presidente negro nos Estados Unidos da América é um ícone mundial. Depois de um ano de sua carreira ganhou o premio Nobel da paz pelos extraordinários esforços para reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos com relação à questão racial. - Felipe Barbosa, nº 15, 8ª A.

    ResponderExcluir