quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pemba - Campanha pelo uso da camisinha contra aids



 Esse vídeo é material de uma campanha do governo de Pemba uma cidade moçambicana na África que incentiva o uso de preservativos pelos jovens da região.
 A contratação de jovens para incentivar os outros tanto com brincadeiras quanto palestras.




4 comentários:

  1. A aids é uma doença que está presente na África em número significativo. A Pemba está exercendo um papél importante na sociedade apartir do momento que busca reduzir esse número agindo através dos próprios responsáveis por aderir-la : a própria população. O movimento serve como incentivo para os jovens mostrando-os que é possivel evitar a Ainds realizando alguns cuidados possíveis que devem estar presentes em nosso dia-a-dia. O uso da camisinha é um exemplo disto. A forma que o incentivo é realizado é uma forma bem interessante que auxilia nesse processo contra a aids. Jovens incentivando outros a partir de brincadeiras e palestras reforça o interesse da população atingida prejudicialmente pela doença na luta de querer evitá-la. São simples projetos como este que movem o continente com o desejo de alcançar grandes resultados que acabe com a dura realizade que ele enfrenta atualmente (doenças atingindo grande parte populacional. Enquanto houver soluções, haverá as lutas para tais serem aplicadas.
    Giulia Attinã, 8ªA

    ResponderExcluir
  2. A AIDS é uma ameaça para o desenvolvimento de vários paises na Africa, pois diminui suas taxas de natalidade. Ainda sem cura, atinge milhões de pessoas na África Subsaariana, o problema é tão grave que de cada cinco mortos um é de decorrência da AIDS. Menos de 1% realizaram o tratamento, o restante provavelmente morre sem saber sequer que tinha a doença. Moçambique, principalmente vive uma triste realidade: mais de 670 mil crianças estão órfãs, pois perderam seus pais na luta contra a Aids. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), apenas 5,7% das pessoas que precisam de tratamento naquele país recebem a ajuda necessária.
    O Brasil pretende entrar nessa luta! O ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, José Gomes, anunciaram na última quinta-feira (16 de agotso), em Moçambique, a doação de uma fábrica de anti-retrovirais para o país. Com a medida, o Brasil se vale da experiência na área, para contribuir com a redução da mortalidade relacionada à doença e melhorar da qualidade de vida dos portadores do vírus.
    Brenda Sales, 8ªA

    ResponderExcluir
  3. A AIDS é uma doença contagiosa que pode ser adquirida através de relações sexuais sem preservativos, transfusão de sangue e a utilização de agulhas contaminadas. Nos países Zâmbia e Africa do Sul cerca de 20% de toda a população encontra-as contaminada; em Botsuana 39% da população entre 15 e 49 estao com a doença.É uma grande ameaça no continente africano, já que atualmente vem diminuindo cada vez mais a taxa de natalidade. Assim o uso de preservativos e a conscientização são imprescindíveis para que a população perceba a gravidade da situação; além disso, deve haver palestras e coleta de materiais hospitalares usados já que a maioria da população morre sem nem mesmo saber que possui a doença, apenas 1% que descobre e faz o tratamento.O governo deve fornecer exames e tratamentos para a população para que possam identificá-la e cuidar no inicio para que não haja mais danos, já que nem todos possuem condições de bancar um tratamento.Assim, acredito que possam chegar a grandes resultados e melhorar a taxa de natalidade africana e conscientizar a população, espero que nunca desistam dessa batalha, que pode ser vencida se houver vontade e os resultados vem com o tempo. Nunca desistam.
    Raíssa Cavalcante, 8ªA

    ResponderExcluir
  4. Sendo a AIDS uma doença que pode ser transmitida através da relação sexual, transfusão de sangue e utilização de agulhas contaminadas, é muito comum na África devido a falta de recursos, cuidado e conhecimento da população sobre a doença. Muitas pessoas acabam tendo relação sem camisinha, por falta dela ou por falta de conhecimento, e sendo contaminado pela doença devido a uma relação sem o uso. Campanhas como a do vídeo são muito importantes, porque elas sendo divulgadas a mais pessoas começam a aumentar o conhecimento e diminuindo os casos de AIDS no continente.
    João Gabriel Atta, 8ªA.

    ResponderExcluir